Wednesday, October 03, 2007

NYABINGI

Nyabinghi é um conceito filosófico abstracto que se insere no contexto Rastafari e tem como fundamento a propagação da cultura rasta através da música e tradição oral. Nyabinghi é o estilo de música rastafari mais indígena. O termo Nyabinghi tem duas possíveis origens, uma delas vem do leste africano e está relacionada com o culto da resistência ao domínio colonial na ultima década do século XIX. Segundo o Prof. Dr. Leonard Barret, um catedrático de religião nos Estados Unidos, o termo Nyabinghi era o nome de uma Princesa no Ruanda que foi assassinada pelos colonos por ter resistido ao regime colonial. Depois da sua morte surgiu uma corrente que originou um culto que tinha como base a crença que o espirito da princesa iria salvá-los da opressão.

O uso da marijuana (ganja) faz parte dos hábitos dos Nyabinghis que acreditam no poder da erva como um bem essencial para se ter uma vida saudável e longa. A cocaína, heroína e outras drogas perigosas são absolutamente proibidas.

Nyabinghi é o mais importante encontro (congregação) dos rastas porque envolve todos os membros da ilha (Jamaica). É comparado a um congresso e pode durar de um a três dias e por vezes até mesmo uma semana. O ambiente vivido nestes encontros está carregado de fumo da erva sagrada (ganja) e o som dos tambores aquece o ambiente onde reina uma onda de espiritualidade com muita Paz e Harmonia. O encontro Nyabinghi é estruturado e organizado de modo a que cada membro ocupe o seu lugar e cumpra a sua função. Temos o homem Nyabinghi, a mulher Nyabinghi,o tambor, o solo/espaço onde o encontro ocorre, o tabernáculo e a fogueira.

HOMEM NYABINGHI

O homem Nyabinghi tem como função de reger-se segundo o princípio rastafari. Durante o encontro todos os homens devem manter uma postura de amor e harmonia devem ser dotados para tocar o tambor Nyabinghi, ser contidos, modestos e destapar a cabeça durante o encontro. Ele deve ser fiel e leal à sua rainha (companheira) e se há um conflito entre eles devem procurar apoio junto dos padres da congregação.
É um dever do Nyabinghi criar e educar os seus filhos com o princípio da rectidão e é uma abominação maltratar e oprimir as crianças. O homem nyabinghi deve abster-se das condutas imorais, adulteras e que no geral vão contra os princípios de JAH. Deve manter-se longe do álcool, carne, drogas e toda alimentação não Ital, tem de estar longe de actividades corruptas e criminosas e como um verdadeiro filho de JAH Rastafari , deve pugnar pela paz.



3 comments:

Avid said...

Como o saber nao ocupa lugar. Gostei de ler...e confesso que foi tudo muito novo para mim. Sempre aprendendo...
Bjs meus

Cl@]\[d€$Ti]\[®™ said...

Brow , estou a desafiar-te a partilhares com os malandros as tuas 5 maiores "Tretas & Laretas...". Passa pelos malandros para veres o desafio...

Abraço

hala_kazam said...

obrigado pela partilha de informação...
gostei muito do que aprendi aqui

vou passar mais vezes

*beijo

Amar até depois d amanha...

Amar até depois d amanha...

About Me

My photo
...a cada dia transformo-me num ser diferente...plantador de sonhos.