JAH BLESS US
A amizade é o simbolo dos calling rastafari... "hoje ja se vive sem dinheiro...mas sem amizade so quem nunca foi amigo".Discografia do Uncle BobCATCH A FIRE(1973)Primeiro Disco da Banda, entãorebatizada de Bob Marley & The Wailers,pelo Selo Island. É a Pedra Fundamentaldo Reggae, com Grandes sucessos( aqui estão "STIR IT UP", "SLAVE DRIVER","KINKY REGGAE") e ParticipaçõesEspeciais de Robbie Shakespeare(Baixo, que forma ao lado do bateristaSLY DUNBAR, uma dupla matadora) e doGuitarrista WAYNE PERKINS- tocou emBlack Anda Blue, álbum em que osRolling Stones flertam com a jamaica.
BURNIN (1973)Peter Tosh e Bunny Wailer dizem adeusneste disco. O primeiro porque não aguentava ser liderado por Bob ; o segundoporque tinha medo de avião, não suportavao frio europeu e tinha problemasde relacionamento com todo mundo . A partir deste álbum o resto do planetaconsegue entender a mensagem do grupo(foi publicado um encarte com as letras),sempre prejudica pelo indecifraveldialeto jamaicano. Os hits abundam:"I SHOT SHERIFF" ( que o gutarrista Eric Clapton regravou no disco 461Ocean boulevard e acabou levantandosua carreira), o hino inconformista"GET UP, STAND UP" (que ganhou uma versãode tosh anos depois) e as belas"SMALL AXE" e "RASTAMAN CHANT"
NATTY DREAD (1974)Entram em cena as I-Therees ( formado por Rita marley e pelas divas Marcia Griffithise Judy Mowatt). Na guitarra, o americano Al Anderson faz sua estreia gloriosa,colocando molho na refeição saborosapreparada po Bob. e que banquete:"NO WOMAN, NO CRY" , "LIVELY UP YOURSELF" outras especiarias. Foi a partir deste discoque Bob Marley tornou-se umsuperstar internacional .
LIVE! (
1975)Bob Marley & The Wailers em duas noitesno Lyceum, em londres. OU: como osingleses conheceram de perto a furia de umdos maiores acontecimentos da terra"TRENCHTOWN ROCK" (que nunca estevepresente em disco "oficiais" do astro),THEM BELLY FULL" e "I SHOT THE SHERIFF"são os maiores destaques desta obra-prima.A versão ao vivo de "GET UP, STAND UP"tem aquele indefectivel IÔ-IÔ-IÔque seria imitado pelo police e peloIron Maiden - cantor Paul Di´Anno caprichava na versão de "Drifter".
RASTAMAM VIBRATION (1976)Bob Marley nunca se cansou de cantara sua terra e os preconceitos que enfrentou.A maioria de seus hinos furiososesta presente neste disco. O rei do reggae pede que as radios se abrampara o genero jamaicano (ROOTS, ROCK, REGGAE"),recusa-se a acreditar na morte do imperador Hailé Selassié, ocorridono ano anterior("JAH LIVE"> e abre fogocontra a violencia policial e os "homens de negocios" da ilha("Johnny Was","Crazy Baldhead" e "Who The Cap Fit").Selassié também esta presente em "War" -uma das prediletas do sepultura:a canção é um disco do imperadorestiope musicada pelo baixistaAston Barret. A banda recebe um reforçoespecial nas guitarras: o jamaicanoEarl "chinna" Smith eo Bluesmanamericano Donald Kinsey juntam-se ao titularAl Anderson . O clima pesado também atrapalhou bastante a vida do reggaeman:em dezembro daquele ano o cantor sofreuatentado em sua casa, localizadanuma area nobre de Kingston.
EXODUS (1977)Considerado decepcionante por muitosfãs radicais de reggae, Exodus mostraque Bob colocou o pé no freio.O rasta também esta amando novamente:a eleita é a miss biquini Cindy Breakspeare,branca e bem nascida. Ela foi a musainspiradora das baladas "TURN YOUR LIGHTS DOWN LOW" e "WAITING IN VAIN".A partir desse disco entram em cenao guitarrista Junior Marvin,ex-integrante da banda Stevie Winwood.Marley também canta o exilio em "EXODUS"e brinca com sacolejos disco em "JAMMIN".
KAYA (1978)Outra obra em que o jamaicano pega leve.Mas nem por isso deve ser consideradamenos fundamental. As mensagens estãoentre as melhores preferidas pelorastaman. Bob questiona seu exilio em londres ("Running Away"), manda outrorecado para amada Cindy ("Is This Love"),manda canções canabicas ("Easy Skanking","Kaya") e reflete certo desapontamentocom o estado de sua terra natal ("Time Will Tell"," Misty Morning").na epoca do seu lançamentoogoverno brasileiro encrencou com a capa do disco,que mostrava um belo especime da ervaprefeida de marcelo D2.
BABYLON BY BUS (1978)Coletanêa das melhores apresentaçõesda turnê europeia dos Wailers em historicosshows registrados em Paris,Amsterdã, Copenhagem e Londres.Este CD ao vivo se diferencia do live!por apresentar sucessos de Bob em versõesmais aceleradas. Ecos do movimento punk, que foi devidamente homenageadopelo cantor em "Punk Reggae Party",parceria de Bob com o produtor Lee Perry .Destaques:os solos envenenados do guitarristajunior marvin em "Heathen" e "War"-que ele considera seu melhor trabalhoa bateria eo baixo sob medida dos irmãosCarlton e Aston "Family Man" barret (especialmente na bela "Positive Vibration",queabre o disco), a versão definitivade "War/NoMoreTrouble", o folego redobrado de"Is This Love" e "Exodus", o canto afinadinhodas Divas I-Threes em "Punk Reggae Party"a vibração do publico em "Lively Up Yourself"...Um dos melhores Cds ao vivo de todos os tempos.
SURVIVAL (1979)Ao contrario do Exodus e Kaya, esteSurvival é o trabalho raivoso. depoisde uma excursão pela africa, Bob Marleyduvida da divindade de Hailé Selassié. Emanda recados para seu povo ("AFRICA UNITE","WAKE UP AND LIVE"),disseca o atentadocontra sua vida, ocorrido três anosantes ("AMBUSH IN THE NIGHT"), escreveum dos hinos da libertação do Zimbábue("Zimbabwe")e mostra pessimismo em relaçãoao mundo ("So Much Trouble In The World"). " One Drop" Chegou a tocar nas radios brasileiras.
UPRISING (1980)Obra marcada pelo descotentamento.Bob Marley sabe que tem pouco tempo de vida("vamos gravar porque não tenho muito tempo", confessouao amigo Junior Marvin), não gostava da situação politica daJamaica que colocou no poder Edward Seaga, politiqueirode direita e com ligações perigosas com o serviçosecreto americano e tinha sido traido pelo empresario(como conta na canção "Bad Card"). Mas aindaé capaz de produzir o mais belo testamento musical de sua carreira ("Redemption Song")e deantecipar o dancehall jamaicano( a chacoalhante"Could You Be Loved"). Uprising ainda reservaoutras perolas para o ouvinte, como asmelancolicas "Pimper´s Paradise" e "Coming From The Cold" e a religiosa "Forever Loving Jah".
CONFRONTATION (1982)A maior curiosidade dessa coletânea postumaé "buffalo soldier", canção que narraa participação dos negros no exercito.Mesmo sendo um dos prediletos deLauryn Hill (cantora dos Fugees e norado homem - ela é casada com Rohan Marley),Confrontation é irregular.
LEGEND (1984)Se você quiser possuir um disco/videobasico de Bob Marley, essa belezinhaaqui é a melhor pedida. Aqui estão reunidosos maiores sucessos comerciais dacarreira do cantor ("I SHOT THE SHERIFF","NO WOMAN NO CRY", "ONE LOVE") todosem versão integral. É também o CDmais bem sucedido da carreira do jamaicano:Foram vendidas mais de dez milhoesde copias no mundo todo.
REBEL MUSIC (1986)A coletânea reune as canções mais furiosasdo rei do reggae. E dá-lhe preciosidadescomo "SoMuch Trouble In The World","Crazy Baldhead","Them Belly Full"ea versão ao vivo de "Get Up, Stand Up"(com todo iô-iô-iô a uqe temos direito).Ha também a inedita Roots".
TALKIN´BLUES (1991)Este disco foi lançado para lembrar osdez anos da morte de Bob Marley. É umclassico por excelencia. Traz um show dosWailers numa estação de radio o veteranoJoe Higgs esta nos vocais e na percussãosubstituindo o enjoado Bunnywailer, que preferiu virar fazendeiro najamaica a levar o reggae para o restodo mundo. As versões sem verniz de "Kinky Reggae" e "Get Up, Stand Up" sãomaravilhosas. Inclui também Marley explicandonuma entrevista ao Jornalista Jamaicano DermottHussey, os principais fundamentos da filosofia rastafariapresenta também outra versão de "I Shot The Sheriff"gravada na segunda noite dos Wailers no Lyceum(onde foi registrado o disco Live!) em 1975.Tosh mostra brilho proprio em "You Can´t Blame The Youth".
ONE LOVE- THE WAILERS AT STUDIO ONE (1991) Lançado em 1991, este disco tem comomarca registrada o "Tchaca Tchaca"alucinante do ska e contém produçõesde 1963 a 1966. Na época Bob Marley,Peter Tosh e Bunny Wailer Trajavam ternose harmonizavam como os grandesnomes do rhythm´n´blues americano.Acompanhados pelos Skatalites ao ladodos Wailers, a melhor banda surgidana jamaica , o trio canta seus hits locais("Simmer Down", "I´m Still Waiting"),raridades ("Payboy", "Rocking Stead")e uma versão com açucar e com afetopara "Anda I Love Her", dos Beatles queganhou jeitão de bolero. Essa formaçãoencerrou suas atividades em 1966,quando Bob se mudou para os Estadosunidos para trabalhar na industriaautomobilistica. Quando voltou á jamaica, oito meses depois, os Wailersentraram de cabeça no reggae.
SOUL REBELS) THE UPSETTER RECORD SHOP VOLUMES 1 & 2 (1991) Como a união com Johnny Nash e DannySimms não deu certo, Bob Voutou-se paraum novo genero que estava sendo criadona ilha, oreggae ate então ele brincavacom ska, rock steady e rhythm´n´blues. Juntocomo os companheiros Peter Toshe Bunny Wailer, mas o produtor Lee Perry(verdadeiro pai da criança, idolo dosBeastie Boys), atingiu resultados assombrosamentebons. Aqui temos versõesmais lentas prar os sucesos "Soul Rebel", "Concrete Jugle" e "Keep On Movin",entre outros, acompanhados por sua devidaversão dub. Tambores, baixo e bateriaestalando os ouvidos e uma sonoridadeque iria acompanhar Bob Marley por todaa sua vida em parte porque elesurrupiou a seção ritmica de Perry, formadapelos soberbos irmão Aston "Family Man"Barrett e Carlton Barrett(bateria).
SONGS OF FREEDOM (1993)Trata-se de uma cixa com quatro cds,que cobrem toda a carreira do Rei do Reggae.Da primeira gravação, "Judge Not" (quevaleu a Bob uns pobres tostões) a um versãoao vivo de "Redemption Song", Songs OfFreedom apresenta um belo painel deraridades (entre elas um medley que Bob apresentoua Johnny Nash nos anos 60), todos os grandessucessos do Rei do Reggae e a inedita"Iron Lion Zion", trazida para o chacundum atualpor especialistas dos melhores estudiosjamaicanos.
NATURAL MYSTIC (1996)A segunda parte de LEGEND. inclui grandesmusicas que ficaam de fora da primeira seleção ("Natural Mystic","One Drop","Roots, Rock, Reggae"). O destaque,porem, é a versão remix de "Keep On Movin",um dos primeiros hits do rei do reggae.
SOUL ALMIGHTY: THE FORMATIVE YEARS (1996)Em 1966 Bob Marley partiu para os Estadosunidos por sugestão da sua mãe, CedellaBooker. Voltou oito meses depois e caiunas graças do cantorJohnny Nash (aqueledo hit "I Can Clearly Now", recentementecoverizado por Jimmy Cliff, MaxiPriest e Marisa Monte)e do radialistaDanny Simms. Adupla tentou fazer de Marley um superstar, colocando-o paragravar com os mesmos musicos da DivaSoul Aretha Franklin. Alem de cançõesproprias, Marley (que na epoca tentavaestourar na America do Norte)interpretoucomposições de Jimmy Norman, integrante do grupo de Soul music TheCoasters. O repertorio é de qualidade. OCD ainda tem uma parte interativa, comdetalhes sobre a vida de Hailé Selassié,tesxto do especialista Roger Steffens e entrevistas com amigos de Marley.